Roteiros de passeios da Pousada Ajuru em Aiuruoca

Trabalhamos, desde 1992, com roteiros diferenciados para pessoas diferenciadas que buscam excelência na prestação de serviços. Nossos roteiros incluem informações, história local e aparatos de segurança que fazem a diferença em qualquer situação.

Em 2000, unimos a pousada e a agência de turismo, associamos ambos os serviços e passamos a atender com pacotes diferenciados.

São várias opções de roteiros em Aiuruoca e lembramos que há inúmeras variações de cada um deles, visando atender aos mais variados grupos de visitantes. Seu roteiro pode ser mais leve ou mais pesado.

Também temos destinos sem caminhada, com o carro chegando ao lado da cachoeira e há roteiros com caminhadas que levam horas ou, até mesmo, dias. Tudo isso para proporcionar, a você, uma experiência única, em um roteiro que você poderá deixar do seu jeito.

Todos os roteiros são acompanhados por guias/condutores locais de turismo. Cada variação de roteiro será programada antecipadamente visando maior conforto dos visitantes e maior facilidade  e segurança na organização da logística.

O transporte durante os roteiros pode variar a critério da agência. Poderemos unir grupos visando maior conforto e segurança, caso seja necessário.

Os roteiros saem da sede da MMA Ecoturismo nos horários estipulados e o pagamento é feito antecipadamente. Cada roteiro é divulgado em sua forma básica. Fale com a gente antes de qualquer coisa. A Pousada Ajuru, em parceria com a MMA Ecoturismo, zela pela sua satisfação. Estamos prontos para levá-lo aos lugares mais lindos da região, com toda segurança. Se você pensa que não poderá ir à uma cachoeira e banhar-se, é por que não conhece nossas opções. Nós te levamos, seja uma criança, um jovem, um idoso ou um deficiente físico. Aqui, há opções para todos.

O agendamento de roteiros é feito com sinal de 50%.

Nossos roteiros podem durar meio dia ou o dia todo e alguns deles estão a seguir:

Vale dos Garcias – é o roteiro mais completo de Aiuruoca.

São várias cachoeiras com quedas e poços para banho, além de muitas duchas e hidromassagens naturais.

O roteiro é lindíssimo e chega até os 1800m de altitude com cachoeiras de até 30m de queda livre e poços para banho com águas cristalinas.

O acesso é pela estrada parque que tem vários trechos calçados com pedras (pé de moleque) e não recomendado para veículos muito baixos.

Saída: 09:00 – Retorno: 13:00 ou 17:00 – Nível: Médio

Pico do Papagaio – Trekking de nível pesado com pontos íngremes e encostas lindíssimas.

São 9km de ida e 9km de volta por uma trilha entre florestas espetaculares e visual sem igual.

Todos os visitantes conseguem notar as diferenças de vegetação.

O caminho tem início há 1200m e atinge incríveis 2100m de altitude no topo de um paredão de rocha com 450m de altura.

No topo do Pico, você tem visão de 360º.

O roteiro exige preparo físico mas o esforço compensa pelo visual.

Saída: 08:00 – Retorno: 18:00 – Nível: Pesado

Vale do Matutu – Roteiro de cachoeiras com caminhadas intercaladas e que pode ser feito por qualquer pessoa.

Existem variações para esse roteiro que visam melhor atender às necessidades e/ou expectativas dos visitantes.

Isso varia de um roteiro bem light até um roteiro um pouco mais pesado, mas sem exageros.

Esse é o roteiro ideal para as pessoas que querem ir a lugares bonitos sem ter que caminhar muito.

A cachoeira mais longe desse roteiro fica há 1:30h e a mais próxima, há apenas 300m de onde deixamos o carro.

Saída: 09:00 – Retorno: 13:00 ou 17:00 – Nível: Leve (Na opção mais comumente realizada)

Cachoeira do Tombo – Roteiro de nível médio com possibilidade de ser feito partindo a pé da cidade.

Embora a Cachoeira do Tombo não tenha poço para banho na queda principal, há um pequeno poço na lateral onde é possível tomar se refrescar. O lugar é belíssimo e encanta qualquer um que vai até lá.

No caminho para a cachoeira, passamos por uma ponte de cabos de aço que pertence a uma pousada que também é um ponto de apoio para nós e vale a pena conhecer. É possível almoçar na pousada com agendamento. Comida vegana excelente.

O complexo da Cachoeira Deus-Me-Livre, é sem dúvida, uma espetáculo a parte. A caminhada tem cerca de 40 minutos de ida e 40 minutos de volta a partir de onde se deixa o carro até a parte inferior da cachoeira, onde se localiza a primeira queda e o poço.

Saída: 09:00 – Retorno: 13:00 ou 17:00 – Nível: Médio

Serra do Papagaio – Roteiro inclui visita aos picos mais altos da região e chega até 2.357m de altitude com visão 360°.

São 4,5km de ida e 4,5km de volta a pé, de bicicleta ou a cavalo.

O principal ponto positivo desse roteiro é o grau de dificuldade da trilha pois, em sua maioria, é por uma antiga trilha 4×4 (Trilha dos Pedros).

Além disso, atingimos o ponto mais alto do município e avistamos o Pico do Papagaio de cima.

Resumindo, quem procura uma opção de roteiro de montanha com uma caminhada razoável a pé ou a cavalo, encontra aqui sua opção.

Para se ter idéia da diferença entre esse roteiro e o do Pico, aqui chegávamos de carro e no pico, pra ir a cavalo já é quase impossível.

Saída: 08:00 – Retorno: 18:00 – Nível: Médio

Laje/Duas Quedas – Roteiro onde é possível chegar com o carro ao lado da cachoeira e tomar belas duchas.

São 17km da cidade, sendo 9km de asfalto e 8km de terra para ir e a mesma distância para a volta.

Qualquer carro chega até lá sem nenhuma dificuldade.

Ideal para crianças e pessoas da terceira idade pois o poço é raso e é possível chegar debaixo da queda facilmente.

Esse roteiro localiza-se em uma região de fazendas e também pode ser feito quando se quer passar o dia em alguma das fazendas, curtindo cachoeiras, passeios a cavalo, almoço da roça e piscina. Nessa opção leva o dia todo.

Saída: 08:00 – Retorno: 13:00 ou 17:00 – Nível: Leve

City tour – Roteiro urbano, realizado a pé

Frio em Aiuruoca

O termômetro da praça já registrou 1° às 7h da manhã mas, na madrugada, a temperatura fica ainda menor

Nosso city tour pode ter variações de acordo com o grupo, assim como todos os nossos roteiros.

Passamos pelo centro da cidade mostrando o casario, as alterações e substituições da arquitetura colonial, os pontos de interesse no centro. Contamos parte da história da cidade, das igrejas, praças e muito mais. Enfim, falamos de tudo o que se refere à história dessa pacata cidadezinha do sul de Minas Gerais. Aiuruoca é pequena no tamanho mas grandiosa em sua existência.

Temos muito o que contar quando falamos de nossa história. Podemos direcionar o assunto de acordo com o seu interesse. Sugerimos um contato prévio para que possamos preparar o roteiro que melhor possa atender.

Saída: 09:00 – Retorno: 13:00 – Nível: Leve

Valores dos passeios

Os valores dos passeios variam de acordo com o grupo, o tipo de roteiro, o tipo de transporte e outros critérios. Consulte pelo whatsapp business 35 3344-1601, por e-mail ou pelo formulário de contato do nosso site e fique por dentro de tudo por aqui.

Nos feriados, fechando os pacotes com hospedagem e passeios, mesmo que haja apenas 1 casal, o valor a ser pago será o mesmo já contratado e nós garantimos a realização dos roteiros em todos os dias.

Essa é mais uma vantagem que a Pousada Ajuru oferece para seus clientes que desejarem fazer os roteiros com a gente.

Lembramos que também há opções de travessias pelas montanhas, passeios a cavalo, roteiros 4×4, bike, moto e opções de se passar o dia em fazendas centenárias.

Consulte valores e disponibilidade pelo whatsapp 35 99944-1601 com Marcus ou 35 99844-1601 com Rosi, caso haja interesse.